
Carlos Brito, Presidente da Delegação Regional do Norte (DRN), concedeu uma entrevista à RTP Notícias, na qual comentou o relatório do grupo de trabalho sobre o futuro da Segurança Social.
Ao longo da conversa, sublinhou que o atual sistema de pensões não é sustentável no longo prazo, ressalvando que o pagamento das reformas não está em causa no curto nem no médio prazo, por se tratar de um problema de natureza estrutural. Defendeu a necessidade de uma reforma do sistema e destacou como principal novidade do relatório a introdução de um pilar de contribuição nocional definida, assente em contas individuais, à semelhança do que sucede noutros países europeus.
Explicou que o défice apontado resulta da soma dos dois regimes ainda em vigor: o da Segurança Social e o da Caixa Geral de Aposentações. Alertou ainda para os limites de uma solução baseada apenas em esquemas individuais de poupança, que tenderiam a transpor para a idade da reforma as desigualdades verificadas ao longo da vida ativa.
Veja a entrevista completa aqui.