A digitalização pode finalmente transformar a economia do Japão
Nov, 17, 2022
O Japão é conhecido como um país de alta tecnologia. Afinal, é o lar de comboios-bala, robôs e jogos de computador. Mas há outro lado da história: o Japão de baixa tecnologia.

 

Um relatório recente da OCDE apontou que no Japão “a pandemia revelou fraquezas, pois famílias, empresas e governo lutaram para fazer uso de tecnologias digitais”. (…) Num país onde o governo desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento económico, o uso governamental de ferramentas digitais é surpreendentemente baixo. (…) Muitos países temem que a digitalização faça com que as suas forças de trabalho sejam substituídas por robôs e outras tecnologias. Mas o Japão está numa situação única - e afortunada. Em vez de deixar as pessoas desempregadas, a digitalização poderá preencher a escassez de mão de obra na economia envelhecida e dar um novo impulso à economia. (…) Esta adaptação digital no contexto do COVID-19 é apenas um começo. Mas tem o potencial de acelerar e levar o Japão a uma trajetória de maior crescimento económico. (…)

Surpreendentemente, a digitalização no setor privado do Japão é uma mistura. O uso de tecnologias digitais em grandes empresas manufatureiras está entre os mais avançados do mundo. Mas em empresas menores e no setor de serviços, a história é bem diferente. Muitas vezes faltam investimentos em recursos de TI, enquanto o fraco dinamismo empresarial dificulta a difusão de novas tecnologias e métodos de gestão.

(John West. Executive Director of the Asian Century Institute)

Por: John West
Fonte: Brinknews, em 16 de Novembro de 2022
https://www.brinknews.com/digitization-could-finally-transform-japans-economy/ 

Pesquisa
eventos
Conferência - Da Problemática da Água no Mundo ao (...)
Fundação Calouste Gulb...
Nov, 29, 2022 09:30
Eventos em Parceria
Conferência AIM - Associação Interim Management Po(...)
Universidade Europeia
Dez, 07, 2022 08:30
CONFERÊNCIA AIM - ASSOCIAÇÃ...
Conferência - Do Liberalismo ao Neo-Realismo, no Q(...)
Grémio Literário
Dez, 16, 2022 18:00
Eventos em Parceria
publicidade
cadernoseconomia