Superando de modo natural a escassez de água
Mar, 26, 2021
Há tempos o consumo de água doce da humanidade superou a taxa de reposição. Agora, pesquisadores vêm alertando que esse recurso natural essencial está se esgotando. Se queremos reverter esta tendência, investir em soluções naturais é nossa melhor chance. É importante repensar e reorganizar a agricultura, de longe o maior consumidor de água. Estímulos à produção intensiva que ignorem pântanos, poluição da água e biodiversidade devem ser extintos o quanto antes. Por: Martha Rojas Urrego; Fonte: Project-Syndicate

Superando de modo natural a escassez de água

Há tempos o consumo de água doce da humanidade superou a taxa de reposição. Agora, pesquisadores vêm alertando que esse recurso natural essencial está se esgotando. Se queremos reverter esta tendência, investir em soluções naturais é nossa melhor chance. (…)

É importante repensar e reorganizar a agricultura, de longe o maior consumidor de água, para coletar mais “safra por pingo”. Estímulos à produção intensiva que ignorem pântanos, poluição da água e biodiversidade devem ser extintos o quanto antes. A nova iniciativa de gestão ambiental de terras do Reino Unido é um exemplo de programa que recompensa agricultores que se concentram na administração de água e conservação de pântanos como pilares da gestão de seus terrenos. Projetos semelhantes devem ser reproduzidos em escala mundial. (…)

Tradução por Fabrício Calado Moreira

Support High-Quality Commentary
For more than 25 years, Project Syndicate has been guided by a simple credo: All people deserve access to a broad range of views by the world's foremost leaders and thinkers on the issues, events, and forces shaping their lives. At a time of unprecedented uncertainty, that mission is more important than ever – and we remain committed to fulfilling it.
But there is no doubt that we, like so many other media organizations nowadays, are under growing strain. If you are in a position to support us, please subscribe now.
As a subscriber, you will enjoy unlimited access to our On Point suite of long reads and book reviews, Say More contributor interviews, The Year Ahead magazine, the full PS archive, and much more. You will also directly support our mission of delivering the highest-quality commentary on the world's most pressing issues to as wide an audience as possible.
By helping us to build a truly open world of ideas, every PS subscriber makes a real difference. Thank you.
SUBSCRIBE NOW

Por: Martha Rojas Urrego