Mensagem do Bastonário

Antonio Mendonca foto

Caras e caros Colegas,

Em primeiro lugar, as minhas saudações a todas e a todos.
Em julho passam sete meses da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Ordem.
É tempo de um primeiro balanço, mas também de perspetivas.
É esse o objetivo desta Newsletter, que vem acompanhada de uma nova análise da Conjuntura Macroeconómica Portuguesa e destas breves palavras.
As iniciativas foram múltiplas, não apenas a nível da direção nacional, mas também a nível das direções regionais.
Por um lado, procurou-se, projetar a Ordem junto dos Economistas e da Sociedade, dando também início aos contactos formais com entidades públicas, visando estabelecer diversos protocolos com benefícios vários para os nossos membros e que serão objeto da devida divulgação. Por outro lado, deu-se início à reorganização dos nossos serviços, com o objetivo de os tornar mais eficientes, mais de acordo com as exigências atuais e mais amigos dos membros.
Também se iniciou o processo de recuperação de quotas em atraso que será reforçado a par da campanha de recrutamento de novos membros que irá ser lançada com as comemorações dos 25 anos de criação da Ordem.
No âmbito das iniciativas desenvolvidas, queremos destacar a Conferência Portugal: objetivo crescimento que contou com a participação de Sua Excelência o Presidente da República, do Senhor Governador do Banco de Portugal, do Senhor Ministro Adjunto e da Economia e do Senhor Vice-Primeiro Ministro de Cabo Verde, para além de diversos especialistas de referência. Igualmente queremos destacar a Conferência O Orçamento de Estado para 2022, organizada em parceria com o IPP – Instituto de Políticas Públicas e o apoio do Banco de Portugal, em que participou o Senhor Ministro das Finanças e também o Senhor Governador do Banco de Portugal.
Queremos salientar, ainda, o Fórum PME Global, realizado na Madeira no quadro da parceria existente entre a AGEAS e a Ordem. E, finalmente, o Jantar de Homenagem ao Dr. José Holtreman Roquette, distinto Economista e empresário, uma iniciativa conjunta da DRCA com a Direção Nacional, do qual gostaria de salientar a excelente intervenção do homenageado que passou em revista as últimas décadas da sociedade e da economia portuguesa, com destaque para a sua experiência empresarial.
Várias outras iniciativas tiveram lugar, designadamente no âmbito da nossa Tertúlia de Economia, das quais salientamos a Palestra do Senhor Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. Óscar Santos, sobre Os desafios da economia cabo-verdiana e as relações com Portugal e a Conferência The Challenges of Asia in the Near Future and the Cooperation with Portugal que contou com uma intervenção do Senhor Embaixador do Japão, Ushio Shigeru, para além de outros intervenientes.
Não sendo iniciativa da Ordem, mas com relevância para o papel que pretendemos desenvolver na Sociedade, não quero deixar de assinalar a atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, proposto pela Faculdade de Economia, ao Senhor Comendador Rui Nabeiro e em que interveio a nossa colega de Direção Margarida Mano, Vice-Reitora da Universidade Católica. A fundamentação da atribuição deste título deve-se ao papel de relevo desempenhado por este empresário na atividade empresarial do país e no estímulo ao desenvolvimento do interior.
Esta Newsletter é acompanhada da Análise da Conjuntura económica que reúne informação sobre a situação económica portuguesa, europeia e internacional, incluindo já os impactos da guerra na Ucrânia, com destaque para a desaceleração da atividade económica e o forte incremento dos preços. Sem dúvida, um elemento de informação atualizada, mas também um instrumento de referência para a nossa intervenção profissional no contexto complexo que estamos a atravessar.
A rentrée, será marcada pelo arranque das comemorações dos 25 anos da passagem da APEC a Ordem dos Economistas que contará com um programa desenvolvido de iniciativas que serão anunciadas em tempo oportuno.
Queremos com estas comemorações reforçar a visibilidade e a afirmação da Ordem junto dos profissionais de ciências económicas e empresariais e na Sociedade em geral, ao mesmo tempo que dar um forte contributo para a resolução dos problemas estruturais do país e para a qualidade e sustentabilidade do crescimento e convidamos, desde já, todos os membros para uma participação ativa.
Uma última palavra para informar da eleição da Ordem dos Economistas e do seu Bastonário para presidir ao CNOP – Conselho Nacional das Ordens Profissionais, na sequência da renúncia do seu anterior presidente, Engº Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros. É um reconhecimento do papel da Ordem dos Economistas que nos deve a todos regozijar, mas simultaneamente um desafio acrescido, desde logo em termos pessoais, mas também para a nossa Ordem enquanto instituição.

Agradeço a vossa atenção e envio os meus votos de,

Boas Férias

António Mendonça
Bastonário

Pesquisa
eventos
DRCA - Formação: Auditoria Interna o passado, pre(...)
Online
Set, 30, 2022 18:00
DRCA - Formação: Auditoria ...
VI Congresso Português de Demografia
ISCSP (Instituto de Ci...
Out, 13, 2022 00:00
Eventos de Terceiros
publicidade
cadernoseconomia