DRCA| Plano de Atividades 2022

A Direção da Delegação Regional Centro e Alentejo (DRCA) da Ordem dos Economistas eleita e em funções no quadriénio 2022-2025 pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos órgãos da DRCA em funções no quadriénio 2018-2021, consolidando projetos e promovendo novas iniciativas na Região. A nossa atividade baseia-se no princípio de colaboração contínua com o Bastonário e os Órgãos Nacionais, reforçando a afirmação geral e o prestígio da nossa Ordem na sociedade portuguesa.
A Direção da Delegação Regional Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas elegeu quatro áreas prioritárias de atuação para o quadriénio 2022-2025.

1. Defender e promover a profissão de Economista, na Região, nas vertentes técnica e profissional, científica e pedagógica, salvaguardando os princípios deontológicos associados.

2. Aumentar a notoriedade e consolidar a imagem da Ordem junto do target de jovens Economistas, aumentar a participação de Economistas da Geração Z e Millennials nas atividades da Ordem, contribuir para o desenvolvimento de carreiras e de novos líderes no exercício da profissão de Economista.

3. Promover uma rede de cooperação entre a Delegação Regional e as respetivas congéneres e os Economistas da região CPLP alinhada com as atividades desenvolvidas pelos Órgãos Nacionais.

4. Reforçar a intervenção da Ordem na sociedade portuguesa com foco no impacto social, económico e ambiental positivo, através de uma voz independente e com sentido de interesse público ao serviço da afirmação profissional do Economista de desenvolvimento da Região, promovendo a coesão social e territorial.
As 4 áreas de atuação prioritárias foram definidas considerando 4 públicos-alvo: economistas da região, jovens economistas, economistas da região CPLP e sociedade em geral.
Para dar resposta às 4 áreas prioritárias de atuação, a Direção da DRCA propõe-se desenvolver em 2022 as atividades infra listadas.

1. Introdução da atividade “EMPRESAS em Portugal: as origens do PIB Português”, que pretende dar a conhecer aos membros da DRCA as empresas da Região (11 distritos), PME e Grandes empresas, de diferentes setores de atividade, bem como proporcionar oportunidades de networking aos membros da DRCA com os stakeholders da Região. Esta atividade será oferecida numa base regular, durante o ano, a todos os membros.

2. Prosseguir o Ciclo de Conferências “Economic Talks”, com a organização de eventos de âmbito descentralizado, em parceira com stakeholders da Região e outras Ordens Profissionais, sobre temas atuais da economia portuguesa, europeia e mundial.

3. Desenvolver a Atividade “ECONOMISTAS: Quem somos nós?”, que se traduzirá na realização e partilha de entrevistas aos Membros da DRCA.

4. Introduzir a iniciativa “O Ritmo da Economia”, que se propõe divulgar regularmente aos Membros dados sobre a economia local, nacional, europeia e internacional.

5. Publicar a Newsletter da DRCA, numa base trimestral, divulgando aos membros, nomeadamente: iniciativas promovidas pela DRCA (conferências, visitas a empresas), entrevistas aos membros da DRCA, entrevistas a Economistas da CPLP.

6. Desenvolvimento das linhas de merchandising institucional e para eventos da DRCA.

7. Identificação das necessidades formativas dos Economistas da Região, e desenvolvimento das parcerias necessárias para a oferta de formação, ferramentas de trabalho e oportunidades de desenvolvimento necessárias para o reforço das competências e o sucesso profissional.

8. Reforço do projeto de contacto com instituições de ensino superior (IES) da Região, com o objetivo de promover a Ordem e mobilizar os futuros licenciados para a importância de integrarem a Ordem; realização das “Economic Talks”, sempre que possível em IES da Região.

9. Desenvolvimento de materiais de comunicação, com o objetivo de reforço da notoriedade, da imagem e do valor da Ordem junto dos jovens economistas.

10. Reforço do projeto de contacto com stakeholders da Região (públicos e privados), com o objetivo de promover a Ordem e do estabelecimento de parcerias para as iniciativas da DRCA.

11. Oferta de iniciativas de natureza cultural e desportiva aos Membros (e.g. Visita ao Museu do Dinheiro e à Muralha D. Dinis).

12. Organização de jantares-debate e jantares de homenagem a Membros da DRCA, se a situação pandémica assim o permitir.


A Direção da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas
Ana Brochado, Presidente da DRCA| Hélder de Oliveira| Albertina Dias| Jorge Dias| Pedro Albuquerque